quinta-feira, 9 de junho de 2011

Hitman Absolution é mostrado em alto nível

Cinco anos depois do seu último game, e após meses de especulação, imagens conceituais e muitos boatos, a IO Interactive e a Square Enix mostraram o mais novo game da série do agente 47, Hitman: Absolution na E3. E aparentemente a espera valerá a pena.
Hitman: Absolution (Foto: Divulgação)Hitman: Absolution (Foto: Divulgação)
O trailer mostrado não inclui jogabilidade, mas dá uma amostra do carinho que as empresas tem pela série, mostrando a ambientação e a frieza e habilidade do assassino com quem cruza seu caminho. Na história, 47 foi traído pelas (poucas) pessoas em quem confiava e, caçado pela polícia, deve usar todos os seus talentos para escapar de uma terrível conspiração, que o fará enfrentar uma série de poderosos e perigosos inimigos.
Com uma história cinematográfica, uma belíssima direção de arte, e game design altamente original, Hitman: Absolution combina a cultuada e clássica jogabilidade com recursos inéditos, desenvolvidos exclusivamente para este jogo. Agora não há mais missões de assassinato para cumprir, mas sim pura sobrevivência. Existe uma constante de improvisação que permeia todo o game, para que os jogadores tenham liberdade para pensar na melhor maneira de sair de cada situação.
Objetos nos diversos cenários podem ser usados como arma, como um cabo de força pode ser usado para enforcar inimigos, mas a grande novidade é o “instinct view”, uma visão especial em câmera lenta que pode ser ativada para enxergar o provável caminho de inimigos e inocentes, incentivando o jogador a correr riscos em determinados lugares. O estímulo à tentativa-e-erro é grande, e este sistema permite navegar e solucionar puzzles de ação de maneira mais natural e orgânica em relação aos games anteriores.
Hitman: Absolution ainda não possui data de lançamento, mas estará disponível para PS3, Xbox 360 e PCs. Confira o trailer animado:
 

F1 2011 promete ser o game definitivo das corridas da categoria

Existe algo de diferente nas corridas de Fórmula 1. Mesmo com a dominância de apenas um piloto (como foi com Schumacher e agora continua com Mark Webber), a categoria de monoposto continua atraindo milhares de fãs. Prova maior disso foi que o jogo F1 2010, lançado em setembro passado, surpreendeu nas vendas e se tornou um grande sucesso para a produtora Codemasters. Agora, eles estão preparando a versão atualizada para este ano, mas trazendo muitas mudanças.
 F1 2011 (Foto: Divulgação) F1 2011 (Foto: Divulgação)
Isso acontece porque F1 2011 está lidando com ainda mais expectativas. Quando foi lançado, a versão do ano passado desbancou instantaneamente o hit da Microsoft, Halo: Reach, do ranking do Reino Unido. É claro que a categoria não faz tanto sucesso nos Estados Unidos e, por isso, não teve vendas tão significativas neste mercado, mas a Europa (e provavelmente o Brasil também) recebeu bem a volta dos monopostos em um game multiplataforma.
Diferente da Sony, que até 2008 ainda possuía os direitos exclusivos sobre a Fórmula 1, a Codemasters é especializada em corridas, com as séries Dirt e Grid como boas amostras da capacidades da produtora em lidar com o gênero. Tanto que F1 2010 vendeu dez vezes mais do que o título mais rentável do esporte, o F1 2001, exclusivo para o PlayStation.
“Eu sei o que aconteceu com a série, eu estive lá, eu fiz o 2001″, diz Stephen Hood, chefe de design do game atual. “Foi legal voltar a Fórmula 1 novamente após quase dez anos, pois eu amo o esporte”, conta Hood ao site Now Gamer.
Claro, os fãs também comemoraram, já que F1 2009 chegou apenas para Nintendo Wii e PSP, mas a última (e melhor) versão foi lançada para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Os computadores não recebiam um game oficial desde F1 Challenge 1999-2002, da Electronic Arts, lançado em 2003.
 F1 2011 (Foto: Divulgação) F1 2011 (Foto: Divulgação)
Mudanças 
F1 2011 então vai apenas atualizar os pilotos e equipes do mundial deste ano? Também, mas não só isso. O game contará com várias modificações, como ajustes na pilotagem e na configuração dos carros, além da implementação dos recursos da temporada, como o Kers e a asa traseira ajustável. Tudo para tornar as corridas mais realistas, mas também trazendo diversão para os jogadores.
Mas realismo demais pode acabar sendo algo negativo. “Na vida real, os pilotos possuem menos de 12 configurações de mistura de combustível para modificar: precisamos dessas 12 no jogo? Provavelmente não”, afirma Hood. “Se fizéssemos isso, tornaria os controles ainda mais complicados, você teria que acessar o menu e navegar pelas definições que queria, enquanto [os pilotos da F1] possuem um bom e pequeno discador”, explica. Ou seja, mesmo para um jogador que leva a sério as corridas do game, não seria nem um pouco prático.
F1 2011  (Foto: Divulgação)F1 2011 (Foto: Divulgação)
O executivo diz que “seria fantástico” se todos pudessem utilizar volantes de Fórmula 1 para jogar, já que seria possível sentir nitidamente a diferença de peso proporcionada pelo consumo combustível no carro, modificando assim o estilo de pilotagem. “Diminuímos isso porque eu quero que você tenha a impressão do que está acontecendo na F1, mas ainda possa dirigir, seja em um joystick, seja em uma direção”, justifica.

Não impede que não possa haver algumas adições para agradar aos mais fanáticos, como a mudança na engine física do módulo de suspensão para deixar o bólido mais em contato com o chão. Se acelerar demais em uma curva, acabará saindo de traseira, mas poderá corrigir. “Você não tinha isso em 2010, era tudo ou nada”, reconhece Hood ao pontuar que não era possível retomar o controle da direção. “Pilotos de verdade atacam as zebras e passam por cima delas. Isso será mais realista, mas deixará mais fácil de jogar porque as coisas que você vê na vida real podem ser traduzidas no game”, explica. “O realismo ajuda”, define.
F1 2011 deverá contar com o grid de largada mais atualizado possível, assim como as regras da categoria na temporada atual. Segundo o chefe de design da Codemasters, é difícil se manter a par de todas as mudanças para o momento de lançamento do game. “É algo com o qual nós apenas temos que lidar”, diz, resignado. O título chegará ao Xbox 360, PlayStation 3 e PC no dia 23 de setembro deste ano.
Via Now Gamer e F1 2011 Official Facebook

Devil Survivor 2 será lançado para Nintendo DS em 2012


E as novidades da E3 não param de surgir. Dessa vez, a distribuidora Atlus anunciou que irá trazer mais um jogo da série Shin Megami Tensei para o ocidente: Trata-se de Devil Survivor 2. Esse título para Nintendo DS chegará ao mercado em 2012, e promete agradar a quem gostou do jogo anterior da série. 
Devil Survivor 2 (Foto: Divulgação)Devil Survivor 2 (Foto: Divulgação)
Importante lembrar que ele será lançado para Nintendo DS, e não o 3DS. Para quem não conhece, Devil Survivor 2 é um RPG de estratégia onde um grupo de estudantes (clássico enredo japonês) descobre um site na internet que mostra aos visitantes como eles irão morrer (qualquer semelhança com o anime Death Note pode não ser coincidência). Por isso, você no papel do protagonista irá recrutar mais estudantes para o seu grupo, e manter relacionamento entre eles.
E não, o relacionamento não é ao estilo de Mass Effect, mas a forma como os personagens são tratados durante o jogo. Quanto maior o seu relacionamento com determinado membro do grupo, maior será a sua eficiência nas batalhas. Para fazer jus ao nome, você poderá invocar demônios durante as lutas para te ajudar.
Sobre os demônios, o jogador poderá descobrir vários tipos diferentes deles e em Devil Survivor 2, foram inclusos o dobro de monstros do jogo anterior. Certamente, quem jogá-lo terá bastante trabalho para conseguir todos eles, garantindo assim muitas horas de diversão. Maiores informações também serão detalhadas no site oficial, que ainda está em construção mas que está no ar.

Ruin poderá ser jogado no PS Vita e continuado no PS3

Durante a conferência na E3 na segunda-feira (8), a Sony apresentou formalmente ao mundo o seu novo portátil, o PlayStation Vita (anteriormente conhecido pela sigla NGP, de “Next Generation Portable”). Para mostrar como pode funcionar a integração com o PlayStation 3, foi exibido o exemplo de Ruin, um novo game que traz combates medievais, redes sociais e interoperabilidade entre os sistemas como seu grande charme.
Ruin (Foto: Divulgação)Ruin (Foto: Divulgação)
Descrito no evento como “RPG de ação social”, Ruin (o nome ainda é provisório) está sendo produzido pelo San Diego Studios, da Sony, para ambas as plataformas. A idéia é poder começar uma partida em uma delas e terminar na outra. Por exemplo: você está jogando no PS3 na sala, mas precisará sair de casa. No meio do caminho, basta pegar o PS Vita e continuar exatamente de onde parou.
Isso se deve ao recurso de poder salvar as informações do jogo “na nuvem”, por meio da PSN. Atualmente o serviço só está disponível para assinantes do clube de vantagens PS Plus, mas não seria difícil de imaginar que a Sony possa liberar isso gratuitamente (afinal, ainda haveria a despesa do usuário com o plano 3G no portátil). Como as plataformas têm poderio equivalente, é possível manter os gráficos e todos os elementos. Só não se sabe ainda se será preciso comprar o título duas vezes.
Ruin será o RPG de ação rápido que eu quero fazer desde que joguei um clássico do gênero pela primeira vez”, diz Travis Williams, produtor sênior da Sony para o game e quem o apresentou na conferência da E3. “Redes sociais e conexões à rede constantes deixam suas vitórias (e derrotas) mais públicas. A habilidade de falar, trocar e competir permite que sua exploração (…) possa ser vista por todo mundo”, explica, justificando que o título terá um mote: “não apenas ganhar o jogo, mas fazer com que todo mundo saiba disso”.
O game deverá contar com um sistema de criação de personagens e de castelos, com forte inclinação para a exploração de masmorras (ou na expressão em inglês dugeons, como é mais conhecida entre os gamers). Ainda não há informações sobre data de lançamento, mas Ruin só deverá chegar pelo menos após o PlayStation Vita finalmente for comercializado, no final do ano