Gênero: Corrida
Distribuidora: Capcom (distribuído no Brasil pela NC Games)
Plataformas: PS3 / Xbox 360
MotoGP 10/11 (Foto: Divulgação)
O simulador oficial do Campeonato Mundial de Motovelocidade chega a versão 10/11. A Capcom trouxe algumas melhorias, além de corrigir o grande problema da versão anterior, referente à necessidade de desbloquear as categorias inferiores. Confira o review:A evolução de MotoGP continua
Em 2008, a Capcom adquiriu os direitos da categoria e desenvolveu o primeiro título: Moto GP 08. O jogo foi uma das maiores decepções do ano, sendo eleito por muitos veículos como o pior jogo, independente do gênero.
Quando a versão 09/10 foi anunciada, poucos eram aqueles que apostariam em uma grande reviravolta. E foi exatamente o que aconteceu, a Capcom surpreendeu e apresentou um game totalmente diferente. O game teve sua jogabilidade aperfeiçoada, o que também aconteceu com praticamente todos os aspectos gráficos.
Depois da grande revolução, criou-se uma enorme expectativa diante de Moto GP 10/11. E mais uma vez a Capcom não decepcionou e conseguiu apresentar uma notável evolução. Entretanto, dessa vez, ficou uma ligeira sensação de que muita coisa ainda poderia ser evoluída ou aperfeiçoada.
MotoGP 10/11 (Foto: Divulgação)
Sem restrições para as categoriasO que mais revoltou em MotoGP 09/10 foi o simples fato da Capcom ter limitado as categorias, divididas por cilindradas. Para ser mais explícito, no começo apenas a categoria de 125 cc era disponibilizada, sendo necessário evoluir nesta para ter acesso às categorias 250 cc e 1000 cc. Esta ultima, por sua vez, é a mais popular, sendo disputadas por lendas do esporte como Valentino Rossi e Jorge Lorenzo (atual campeão).
Isso fazia com que os mais leigos no assunto, simplesmente ignorassem o jogo. A sensação era parecida com a de jogar FIFA 11 sem poder contar com times como Barcelona e Manchester United, sem antes disputar torneios de divisões inferiores. Mas para a alegria destes jogadores, em MotoGP todas as categorias são liberadas e contam com todos os pilotos e máquinas do maior evento do motociclismo mundial.
Siga a carreira de piloto
MotoGP 10/11 (Foto: Divulgação)
Todo fã de jogos de corrida volta sua atenção ao Modo Carreira. Crescer e evoluir em uma grande equipe é quase um sonho unânime entre esses jogadores, por isso, para que um jogo do gênero caia no gosto popular é preciso trabalhar essa parte tão importante e que é levada a sério pelo seu público.Diante desse pensamento, MotoGP 10/11 apresenta um dos melhores modos carreira da atual geração. A começar pela personalização, em que você escolhe as cores e modelos de sua moto, seu macacão e até mesmo o seu capacete. Em seguida, é hora de se aventurar em categorias inferiores para começar a sua trajetória até a categoria principal do Mundial de Motovelocidade.
O grande lance deste modo carreira é que você não deve se preocupar apenas com o seu piloto, mas sim com a equipe inteira, cuidando desde a negociação de patrocínio até a contratação de pilotos para atuarem como seus companheiros de equipe.
As personalizações são um dos pontos altos de MotoGP 10/11 (Foto: Divulgação)
Diversidade de modos offline Além do modo carreira citado acima, MotoGP 10/11 conta com uma boa diversidade de competições para o modo offline, são elas: World Championship (campeonato mundial de Moto GP); Single Racer (corrida simples) e Time Trial (corrida contra o tempo).
Pena que essa diversidade não apareça no modo online, que decepciona pela simplicidade. Você pode optar por entrar em uma partida aleatória, criar a sua sala ou entrar em uma determinada sala. O problema é que na hora de escolher as opções o game apresenta claras limitações, um exemplo, em corridas aleatórias, você é “jogado” em uma sala qualquer e precisa esperar um longo tempo para iniciar uma corrida na qual você possa participar. O que acaba acontecendo é que muitos jogadores impacientes desistem dessa longa espera e quando a outra corrida se inicia, outra espera surge até que seja completado um limite de participantes.
Jogabilidade complexa “ao quadrado”
MotoGP 10/11 (Foto: Divulgação)
Se você nunca jogou algum game da franquia MotoGP, um alerta: é preciso habilidade, treino e muita, muita paciência. Controlar as máquinas da categoria em alta velocidade não é uma tarefa simples, é preciso entender como elas se comportam em uma curva ou em uma reta.O primeiro erro é em relação ao ponto de freada e retomada de aceleração. Em carros, essa tarefa é até certo ponto simples, pois reduzimos a velocidade, contornamos a curva e quando percebemos que o carro se estabilizou, é hora de acelerar. Com as motos a coisa muda, além de diminuir a velocidade para entrar em uma curva, é preciso dosar a aceleração enquanto estamos nela, assim pode-se “espalhar ou recolher” para facilitar a ultrapassagem ou defender a sua posição. O problema é que dosar essa aceleração e ainda se preocupar com o contorno exato da curva é extremamente complexo e requer muito treino.
Por mais que Moto GP 10/11 conte com um tutorial no início do modo carreira, este é extremamente simples e pouco funcional, afinal todas as instruções são um tanto óbvias, e com um certo tempo de jogo, fica fácil descobrir tudo sozinho.
GP noturno em MotoGP 10/11 (Foto: Divulgação)
Cenários bonitos, mas pilotos e motos simples Se você for seguir a ordem de provas do evento tradicional, a primeira etapa é um GP noturno no Bahrein. Por isso, a impressão é de um jogo incrivelmente bonito e bem desenhado. Mas à medida que as outras provas vão surgindo, é possível notar a falta de detalhes em relação a outros circuitos como Holanda e República Tcheca.
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Para completar, as motos não possuem qualquer capricho, deixando respectivos patrocinadores e outros detalhes extremamente pixelados. Os pilotos também não fogem a regra, passando a sensação de que apenas as estrelas da categoria receberam um capricho maior nas suas personalizações do que os pilotos "coadjuvantes" . Por isso, de nada adiantou todo o belo efeito de sombras e reflexos apresentados durante as provas.Conclusão
Moto GP 10/11 não apresentou a mesma evolução impactante da versão anterior, mas ainda assim, teve muita coisa aperfeiçoada, principalmente em relação ao bloqueio de categorias, muito criticado na última versão. O Modo Carreira foi melhorado e acaba se tornando o grande atrativo do jogo. Os gráficos permanecem os mesmos, da mesma forma que a jogabilidade continua complexa demais, entretanto é preciso saber que pilotar uma moto dessa categoria não é como andar de bicicleta no parque, ou melhor, como pilotar um carro em Gran Turismo 5.
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